Operação Censos 2021

Realizado em cada dez anos, mais precisamente no início de cada decénio, os Censos têm como principal objetivo caraterizar a população que reside em Portugal, conhecendo a sua composição a nível social, económico, étnico, cultural e religioso, incluindo o parque habitacional e a sua constituição.

A União das Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai está empenhada a realizar desde o dia 5 de abril a operação nacional dos Censos 2021, através de uma parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE), onde se pretende classificar edifícios, alojamentos, pessoas e agregados familiares.

A primeira fase decorre de 5 a 9 de abril, com o reconhecimento de secções e sub-secções e contactos informais com a população. A partir de dia 10 de abril decorre a fase de colocação de códigos livres nas caixas de correio, até dia 19 abril, que é considerado o dia ou momento censitário. O inquérito online deverá ser respondido até ao final do mês de abril, sendo que a resposta deverá ser dada online com o código e informações associadas ao mesmo.

Esta União de Freguesias disponibilizou três e-balcão, na delegação-sede da Póvoa de Varzim, na delegação de Beiriz e na de Argivai, para os fregueses que não têm acesso online à operação, mediante marcação com o recenseador. Em último caso o preenchimento do inquérito será em papel e agendado com o recenseador.

O principal responsável é o Presidente desta União de Freguesias, José Ricardo Silva, e em reunião do Executivo foi nomeado para Coordenador de Freguesia o Professor Estêvão Liberal, enquanto os restantes sub-coordenadores e recenseadores foram selecionados pelo INE mediante candidatura nacional.

Uma vez mais, a União das Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai demonstra empenho e capacidade para a concretização de uma operação nacional em parceria com as entidades oficiais.