Conto Poveiro
Mais do que um concelho situado à beira mar, mais do que um concelho que prima pela sua cultura, a Póvoa e as suas gentes, orgulham-se de todos os homens e mulheres, responsáveis pelas efemérides que preenchem as linhas da sua história. São muitos os poveiros que por feitos vários merecem ficar retidos na nossa memória coletiva. E se os mais velhos ainda se lembram, ainda falam deste ou daquele, o mesmo já não acontece com as gerações mais novas que falam dos heróis e ilustres poveiros como se de desconhecidos se tratassem.E porque o que a Póvoa é hoje se deve ao que esses homens e mulheres foram e fizeram, não bastam as palavras dos livros, não bastam os documentos de um arquivo, nem os objetos de um museu, é imperativo que façam parte do presente, do conhecimento e acima de tudo, do imaginário de todos, principalmente dos mais novos. É para preencher essa distância cada vez maior entre as gerações mais novas com aqueles que desenharam a história deste concelho, que a União das freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai criou o projeto “Conto Poveiro”.
Na senda da recuperação do Património cultural Poveiro, os séniores da Povoa de Varzim, Beiriz e Argivai são convidados a escrever e contar um conto. A primeira fase consiste numa formação em Escrita Criativa, durante a qual constroem uma narrativa: “Escrever um conto”. O Conto remete sempre para a sua experiência pessoal ou facto histórico da história do Concelho. Concluído o conto, segue-se a formação em expressão dramática “ Contar o conto”, em que aprendem a contar o seu conto Poveiro. No final de cada ano são convidados a contar os contos e as crianças são incentivadas a fazer ilustrações sobre o que ouviram. As ilustrações e os contos são publicadas anualmente num Livro Infantil a ser distribuído pelas Escolas. Inscrições abertas para Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai.
Férias Poveiras na Junta
A UFPVBA é certificada como Entidade Promotora de Campos de Férias. Além do objetivo de ocupação dos tempos livres dos mais novos, o objetivo destes campos de férias é a divulgação da cultura poveira, Argivaense e Beirizense. As atividades são organizadas com a colaboração de várias Associações, empresas e entidades públicas do Concelho, procurando dar às crianças um maior conhecimento da realidade da terra em que vivem: visitando locais icónicos, provando a gastronomia, experimentando tradições e costumes. São atividades habituais os Jogos Tradicionais, as visitas ao Farol de Regufe, Farol da Lapa e Farol do Molhe Norte, Estaleiro Naval, Museu Etnográfico, Quartel Escola de Serviços do Exército, Rates Parque, etc..
Concurso de Varandas e Montras de S. Pedro
O Concurso Montras e Varandas de S. Pedro é uma iniciativa promovida em conjunto pela União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, o MAIS/Semanário e a Associação Póvoa Ontem e Hoje. Tem como principal objetivo incentivar a tradição de decorar Montras e Varandas com temas ligados às comemorações das Festas de S. Pedro. Pretende-se multiplicar estas manifestações bairristas por toda a cidade, nas fachadas de habitações e espaços comerciais, "vestindo" a cidade para a apoteose do dia 29 de Junho. O
Fundo de Apoio à Recuperação do Património Associativo
O conhecimento do nosso património material e imaterial é fundamental para perceber o que fomos, e o que desejamos ser, e o que queremos deixar como legado a gerações futuras, sem saudosismos de uma era que não volta. É pela recuperação e catalogação desse património que a União das Freguesias, reconhecendo a importância das mesmas para a história e cultura local, atribuiu uma verba que se encontra prevista no Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo.